18.08.2008

BIENAL DO LIVRO 2008

Fui antes da invasão das escolas. Para minha surpresa foi melhor do que eu esperava. Manquei cinco horas por todos os corredores do único Pavilhão. Consegui ver tudo e algo mais. Tive conversas ótimas. Senti falta da Sereia.
_______________________________________
MINUS Editoras de Revistas – Marketing – Espaço Infanto-juvenil

Editoras de Revistas
ATENÇÃO: BRINDADA (ataque com brindes)! - CONSELHO DE ANTEMÃO: Evite de passar perto das Ed. de "mídia que não é livro" sob pena de ser ameaçado por vendedores das Editoras de revistas, na melhor da hipóteses por toque no ombro, na pior por um empurrão para tomar um BRINDE. No primeiro sinal do “psst, moço” NÃO SE ENTREGUE, é só um BRINDE, ande mais rápido para se safar do impacto, eles não te alcançarão, tenha fé, não espere pelo “HEY MOÇO” e - quando gritarem “MOÇO!!!” - esteja fora do alcançe daquelas criaturas...
Marketing
Eventos: “Uma atividade cultural a cada três minutos
É “DO LIVRO” e não “DA VENDA”, “DO DESCONTO” ou “DA MÍDIA”, chega de revistas, rádio, tv e brinquedinhos.
Espaço Infanto-juvenil
palco um maltrata o violão e come o microfone, com a assistente pulando com crocodilo na mão para engolir a voz do palco dois que vira pantomima de LER em voz alta para as crianças etc. – deprimente, acho que prefiro as crianças correndo nos corredores
_____________________________
PLUS Organização/Composição/Traslado
As médias e pequenas (Cosac Naify, Aleph, Berlendis, Limiar, Andross, Contexto)


A ORGANIZAÇÃO melhorou, porém demorei 5 a 10 minutos para receber o crachá sem razão nenhuma (tinha preenchido o formulário por internet), mas ok, alles noch im grünen Bereich (ainda tá dentro), pois não tinha fila.
A COMPOSIÇÃO também melhorou, menos Megalivrarias, “.com”, editoras de igrejas e ações de aeróbica, desta forma um melhor equilíbrio, uma pena apenas que não tinha mais editoras pequenas.
TRASLADO - O ônibus ficou naquela distância, mas uma vez lá, a organização foi espantosamente simples e rápido. É o poupa-tempo da BIENAL.

RECOMENDO: “das A und O”
Tome seu tempo no Corredor O – vale a pena: Cosac Naify, Aleph, Limiar, Andross, Contexto

Cosac & Naify
PARE E CURTA! IMPOSSÌVEL passar sem parar e sem se deliciar com estes livros. Para quem gosta de LIVROS e não apenas de leitura, o estande da Cosac Naify é o OLYMPO. Não deixe de levar o catálogo de livros infantis (o geral não ficou pronto), ele é mais lindo do que muitos livros de outras editoras. Olhe todos os livros. Cosac Naify por si vale a visita, como sempre.

Aleph
Era fanático por ficção científica até me exilar aqui, mas perdi um pouco da conexão no decorrer dos anos – até ontem, quando vi que finalmente foram lançados o segundo e o terceiro livro da trilogia do Neuromancer (Neuromancer, Count Zero, Mona Lisa Overdrive) do William Gibson pela Editora Aleph.
Tive uma fantástica conversa com Delfin. Acendeu a paixão de novo - danke dafür! Esta editora e as obras publicadas são imprescindíveis para quem gosta de ficção científica. Escolha de clássicos de primeira: Philip K. Dick, Ursula K. Le Guin, Arthur C. Clarke, Isaac Asimov e Anthony Burgess e dos melhores mais “novos” como William Gibson e Neal Stephenson.

Limiar
Obrigado pela conversa, Eliana! Fiquei fascinado pela “obra maluco” do médico Clóvis que juntou por 30 (!) anos palavras para o Dicionário das palavras brasileiras de origem indígena, incluindo palavras de cinco linguagens indígenas e seu significado diferenciado em várias regiões. Não se trata de um trabalho acadêmico, segundo o autor, o que não significa que ele terá alguma qualidade de um livro que leve as popularização das linguas indigenas, como alguns acham. A breve olhada que eu dei no livro não me parece sustentar esta tese, mas meus comentários ficarão para depois. De qualquer forma, achei admirável o louco trabalho de fazer um dicionário destes com 720 páginas e louvável o trabalho da editora de publicar esta obra. A gama dos livros desta editora é impressionante e mostra a coragem da editora.

Andross
Chamou minha atenção pelos ares alternativas e underground e o dilúvio de antologias, que pode ser uma forma interessante de descobrir novos autores. Não li nada deles, mas a Andross conseguiu catar meu interesse, edson, vou ficar de olho.

Contexto
Sempre fiquei fascinado pela escolha dos temas e pela série dos “Os”. Vale a pena visitar.

E o Corredor A também tem seus bons lugares:
Berlendis & Vertecchia
Wow – que ignorância! Não conheci esta Editora. Chamou minha atenção pelas capas. Se a Rê soubesse que a Berlendis e Vertecchia Editores existe, talvez não estivesse se mandada. Traduziram Pirandello, Buzzati, Moravia, Ginzburg, Pavese e inúmeros outros escritores italianos. E tem um programa infantil e juvenil muito interessante, voltado á arte, além de outras coleções.
Danke, Márcia, pela ótima conversa e o excelente atendimento, os livros da Berlendis e Vertecchia Editoria certamente entrarão na minha mala.

E não deixe de passar pelos estandes da Cia das Letras, Martins Fontes, Brinque Book e Konrad.

2 Kommentare:

Trige hat gesagt…

Consegui....Ufa! agora vou tentar fazer tudo certinho.....Eu

Vladimir Golombek hat gesagt…

gostou do seu nome ;-) ?